segunda-feira, 13 de dezembro de 2010




CURRICULO E TIC’s

Partindo do princípio de que Currículo aponta a relação entre cultura, sociedade e conhecimento, e ainda, segundo César Coll é o elo entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional, entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o que prescrito e o que realmente sucede nas salas de aula, desta forma, compreende-se que o currículo, no contexto da escolarização, deve contemplar a compreender dos espaços múltiplos nos qual estamos inseridos, bem como, fazer o paralelo do que acontece nesses espaços com os saberes formais.

A construção do currículo voltado para as reais necessidades e realidade de nossos educandos é construída no diálogo, na troca de idéias, dos debates com o objetivo de entender e compreender as diversidades que compõem as esferas escolares. Compreendendo os pensares e fazeres que irão perfazer o fazer pedagógico. Assim, o currículo não deve ser pensado como algo definido, terminado, algo pronto, tão pouco, deve ser pensado como algo compartimentado, onde cada disciplina esta disposta em caixinhas, de tal forma que o aluno nunca irá vivenciar a ligação entre os diversos saberes propostos. Ao contrário o currículo deve ser flexível, oportunizando a disseminação e apropriação da cultura de nossos antepassados, cooperando desta forma, com a formação humana na sua multiplicidade. Aqui é importante destacar o uso das tecnologias no desenvolvimento do currículo, pois a acessibilidade de tais recursos nas escolas já tem comprovado que o interesse, bem como a interação aluno, professor, aluno com o conhecimento, tem sido bastante significativo para o melhor desempenho dos educandos. Articular o uso destes ao currículo no desenvolvimento dos conteúdos, irá propiciar aos alunos melhores oportunidades de aprendizagem.

Nessa visão a escola proporciona aos educandos uma visão além do espaço da sala de aula, da escola, da localidade e passando para o globalizado. Pois instiga sua visão de mundo, respeitando as diferenças, e as produções coletivas, tornando, assim, a escola como fonte articuladora e disseminadora do conhecimento produzido de geração a geração.

Acreditamos que detectando tais situações, poderemos contribuir com a escola, professores e alunos, pois uma vez detectado as reais causas do problema, maior as possibilidades de solucioná-los, proporcionando assim um ensino satisfatório, bem como garantir o direito do educando de um ensino de qualidade.

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