segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

O uso das mídias na educação muito tem contribuído para o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos, pois a utilização desses recursos tem inovado estratégias utilizadas por alguns professores, que automaticamente têm motivado os alunos a participarem ativamente de sua aprendizagem, bem como, pelo fato destes, fazerem seu espaço de produção, visto que manuseiam estas ferramentas com bastante agilidade, assim podem contribuir para o seu próprio aprendizado em parceria com os professores.
Concordando quando Pedro Demo diz, "A escola está distante dos desafios do século XX" e hoje acrescentando o século XXI, os Nativos Digitais dominam, mexem, interagem, criam, discutem, formulam e reformulam. E nós que estagio estamos? Acreditamos que em passos muito lentos, pois é algo intrínseco de nossa geração o receio do manuseio dos recursos tecnológicos. Estamos, querendo ou não, a muitos passos atrás de nossos alunos.
Mesmo tão distanciados, nossas buscas são diferentes. Enquanto buscamos cursos e aprimoramento profissional. Eles buscam o que é natural a idade deles, isto é, a interação com amigos em todas as distâncias, baixam arquivos e fazem downloads de MP3, vídeos e jogos, produzem vídeos e arquivos, se comunicam no Orkut, bate papo, MSN, ou seja, nós ficamos no campo dos estudos e leituras e eles no campo da produção e interação. Então esta pode ser a troca que deverá existir entre professores e alunos. Aproximando conhecimento sistematizado com as exigências da sociedade midiática.
Conduzir nossos alunos a empregar tais habilidades no conhecimento sistematizado, talvez seja nosso maior desafio. Pois a escola hoje é percebida por nossos alunos como sendo um espaço que foge a realidade deles. A escola é um espaço fechado, sem brilho, rotineiro e mecânico, distante do que encontram em casa, pois têm acesso a TV, DVD, internet, MP3, Celulares dos mais sofisticados. Isso é o que eles vivenciam diariamente, enquanto que a escola lhes apresenta o quadro e o giz e, vez ou outra, uma aula com uso de recursos diversificados.
Surgem então alguns questionamentos: como a escola pode ser um espaço de produção, envolvimento, interativa para o aluno com expectativas diferentes da que apresentamos a eles? Estamos preparados para levar nossos alunos a aprenderem utilizando esses ambientes que são de interesses deles? Como?
Precisamos rever nossa forma de trabalho, precisamos olhar para o futuro, precisamos ir além dos muros da escola, precisamos ser audaciosos, corajosos, quebrar barreiras, vencer nossos limites... Precisamos nos ver como co-responsáveis por uma sociedade mais culta, mas pesquisadora.
No entanto, se não tivermos o cuidado, buscando nos aprimorarmos, rompendo nossas barreiras com tais recursos, podemos limitar nossos alunos ao uso destas ferramentas, isto é, ao Ctrl C + Ctrl V, e dessa forma a aprendizagem não existirá. Então, nossa atuação docente deve ir além das pesquisas sem direcionamento. Devemos ter o conhecimento dos sites que disponibilizaremos aos nossos alunos para realizarem suas pesquisas, devemos sim pensar num aluno que é ágil, desinibido, criativo e dinâmico. Nesse contexto devemos pensar sim em possíveis mudanças, tanto de nossa prática quanto ao uso de tais recursos na sala de aula, e por fim ao publico a quem destinamos contribuir.

Um comentário:

  1. Gizelda,
    Gostei muito de suas reflexões quanto aos cuidados que nós professores precisamos ter quanto aos uso das tecnologias, principalmente para atender nossos alunos, imigrantes digitais, vigentes no século XXI.
    Aproveito para parabenizá-la por sua criatividade na criação e ilustração de seu Blog. Creio que esta ferramenta e este cuidado em deixá-lo atrativo, muito contribuirá no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. Que possamos ter mais professores como seguidores de diferentes práticas com as tecnologias!!!
    Abraços
    Mônica

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